Pelo menos 13 mortos em protestos contra bloqueio de redes sociais no Nepal

Date:

Pelo menos 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira (14) em Katmandu, após confrontos entre manifestantes e forças de segurança durante atos contra o bloqueio de plataformas como Facebook, X (antigo Twitter) e YouTube no Nepal.

Convocados por jovens que se autodenominam “Geração Z”, milhares de manifestantes se reuniram nas proximidades do prédio do Parlamento para protestar contra a decisão do governo de suspender o acesso a 26 redes sociais que não se registraram junto ao Ministério da Comunicação e Tecnologia da Informação.

Segundo o ministro da Comunicação, Prithvi Subba, a polícia recorreu a canhões de água, cassetetes e balas de borracha para dispersar a multidão. O porta-voz da polícia, Shekhar Khanal, informou à agência AFP que gás lacrimogêneo também foi usado depois que alguns manifestantes escalaram o muro de uma área restrita próxima ao Legislativo.

Cartazes com frases como “chega de corrupção” e “basta” foram erguidos pelos participantes, que acusam o governo de adotar postura autoritária. Um porta-voz do distrito de Katmandu anunciou toque de recolher nos arredores do Parlamento após tentativas de invasão.

A ordem de bloqueio foi emitida na semana passada, depois que as plataformas não cumpriram o prazo para registro obrigatório exigido pelo governo. Desde então, usuários relatam dificuldades de acesso e recorrem a VPNs para contornar a restrição. Duas redes já voltaram a funcionar após concluírem o cadastro exigido.

Pelo menos 13 mortos em protestos contra bloqueio de redes sociais no Nepal - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

O governo nepalês afirma que não pretende banir as redes sociais, mas regulamentá-las para combater notícias falsas, discursos de ódio e fraudes online. Mesmo assim, aplicativos como Instagram, com milhões de usuários no país, permanecem inacessíveis para grande parte da população.

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Exército israelense recupera corpo do último refém em Gaza, Ran Gvili

Jerusalém – As Forças de Defesa de Israel (IDF)...

Lula deve encerrar terceiro mandato com maior déficit nominal desde o Plano Real

O Brasil caminha para registrar o maior déficit nominal...

Waymo recebe aval do DMV para ampliar operação na Califórnia

A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados...

Pressão sobre Bolsonaro cresce após revés no STF e visita de aliados à Papuda

Brasília, 18 de novembro de 2025 – O ambiente...