O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) projeta um período chuvoso para todo o estado na segunda semana de setembro. A instabilidade começa na segunda-feira, 8, pelas cidades do sul paranaense próximas a Santa Catarina, e deve atingir todas as regiões na terça-feira, 9.
Neste domingo, 7, já foram registrados chuviscos na Serra do Mar e no litoral. Segundo o Simepar, sistemas vindos da Argentina e do Paraguai favorecem pancadas de chuva com trovoadas no oeste, sudoeste e centro-sul entre a tarde e a noite.
Previsão para segunda-feira, 8
As áreas de instabilidade devem permanecer concentradas na metade sul do Paraná. No noroeste, norte e parte do oeste, os termômetros podem chegar a 35 °C. Uma nova frente fria que avança sobre o Rio Grande do Sul pode provocar temporais, rajadas de vento e chuva intensa nas regiões sul e oeste do estado. Na faixa leste, a circulação marítima alterna chuviscos com períodos de sol.
Terça-feira, 9, e dias seguintes
Na madrugada de terça-feira, 9, a chuva avança rapidamente, acompanhada de vento moderado a forte. O ar frio que acompanha a frente fria causa ligeira queda nas temperaturas pela manhã, mas os valores voltam a subir à tarde em todas as regiões.
Para quarta-feira, 10, o Simepar indica cenário semelhante. Na quinta-feira, 11, a chegada de uma nova frente fria deve reforçar o ar frio e provocar leve redução nas mínimas e máximas em todo o Paraná.

Imagem: Internet
Entre sexta-feira, 12, e segunda-feira, 15, a combinação de um sistema de alta pressão com um ciclone em alto-mar tende a elevar a umidade, mantendo chuvas de fraca a moderada intensidade, especialmente na faixa leste.
Até a publicação desta reportagem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não havia emitido alertas de tempestade para o estado.
Com informações de TNOnline