São Paulo – Levantamento da AtlasIntel divulgado nesta segunda-feira (8) mostra o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) oito pontos percentuais à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma eventual disputa de segundo turno pela Presidência da República no estado de São Paulo em 2026.
No cenário testado, Tarcísio alcança 52% das intenções de voto, enquanto Lula soma 44%. Brancos, nulos ou indecisos totalizam 4%.
Primeiro turno tem empate técnico
No primeiro turno, os dois aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro de dois pontos percentuais:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 38% (variação entre 36% e 40%)
- Lula (PT) – 34% (entre 32% e 36%)
- Ciro Gomes (PDT) – 9%
- Ratinho Jr. (PSD) – 4%
- Ronaldo Caiado (União) – 4%
- Eduardo Leite (PSD) – 3%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Outro – 4%
- Branco/nulo – 2%
- Não sabe – 0%
Confronto com Bolsonaro e Michelle
Quando o instituto simula o segundo turno entre Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o resultado é de empate técnico: 46% para Lula e 45% para Bolsonaro. Num duelo entre o presidente e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula marca 46% contra 44% dela.
Cenário sem Lula
Se o PT optar por lançar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Tarcísio mantém a vantagem: 52% a 43%, com 4% de brancos, nulos ou indecisos.

Imagem: Marcelo Camargo
Aprovação dos principais nomes
O levantamento revela ainda índices opostos de imagem para os dois principais citados. Tarcísio tem 59% de avaliação positiva e 40% negativa entre os paulistas; Lula registra 40% de imagem positiva e 59% negativa.
Metodologia
A AtlasIntel entrevistou 2.059 eleitores no estado de São Paulo entre 29 de agosto e 3 de setembro, por meio de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Com informações de Gazeta do Povo