A família Murdoch anunciou nesta segunda-feira (data não informada) um acordo que coloca Lachlan Murdoch, 52 anos, no controle dos ativos de mídia construídos por seu pai, Rupert Murdoch, de 94 anos.
Pelo entendimento, Lachlan assumirá a gestão de um novo truste que concentrará as ações com direito a voto da família em Fox Corp. e News Corp., proprietárias de veículos como Fox News, The Wall Street Journal e The New York Post.
Os irmãos mais velhos de Lachlan — Prue MacLeod, Elizabeth Murdoch e James Murdoch — deixarão de ser beneficiários de qualquer truste que detenha participações na Fox ou na News Corp. Em contrapartida, eles poderão vender, nos próximos meses, cerca de 14,2 milhões de ações da News Corp. e 16,9 milhões de ações da Fox Corp.
O produto dessa venda será destinado a um novo truste em dinheiro, do qual os três continuarão beneficiários, aumentando sua herança, mas sem influência sobre a orientação editorial ou política do grupo de mídia.
O acerto encerra anos de tensões internas e encerra também todos os litígios que envolviam o truste familiar. A disputa serviu de inspiração para a série de TV “Succession”.

Imagem: Internet
Atualmente presidente do conselho da News Corp., Lachlan é visto como o mais conservador entre os filhos mais velhos de Rupert Murdoch. Em comunicado, a empresa destacou que “a liderança, a visão e a gestão do presidente Lachlan Murdoch continuarão essenciais para direcionar a estratégia e o sucesso da companhia”.
Com informações de BBC News