Israel realiza ataque contra liderança do Hamas em Doha, afirma Catar

Date:

O governo do Catar informou nesta quinta-feira (22) que Israel lançou um ataque contra edifícios residenciais que abrigavam integrantes do bureau político do Hamas em Doha. Segundo uma fonte da organização palestina ouvida pela BBC, o alvo era a equipe de negociação do grupo, reunida no momento da ofensiva.

Imagens divulgadas após a ação mostram um prédio seriamente danificado no distrito de Katara, ao norte da capital catariana. Ainda não há confirmação sobre vítimas.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Catar classificou a operação como um “ataque covarde” e uma “violação flagrante de todas as leis e normas internacionais”, acrescentando que a ação representa “grave ameaça à segurança dos cidadãos e residentes” do país.

Israel assume responsabilidade

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que se tratou de uma “operação totalmente independente de Israel” contra a “cúpula terrorista” do Hamas. “Israel iniciou, conduziu e assume total responsabilidade”, diz o comunicado.

Um alto funcionário israelense disse à imprensa local que os alvos incluíam Khalil al-Hayya, chefe da delegação de negociações e líder exilado de Gaza, e Zaher Jabarin, dirigente exilado da Cisjordânia. “Aguardamos os resultados do ataque”, afirmou o representante, acrescentando que há consenso entre as lideranças política e de segurança de Israel.

Condenações internacionais

O secretário-geral da ONU, António Guterres, repudiou a ação, classificando-a como “violação flagrante” da soberania catariana. O Catar, aliado dos Estados Unidos e sede de uma importante base aérea norte-americana, abriga o bureau político do Hamas desde 2012 e atua como mediador em negociações indiretas entre o grupo e Israel.

Israel realiza ataque contra liderança do Hamas em Doha, afirma Catar - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Na última segunda-feira (19), o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, alertou líderes do Hamas que vivem no exterior de que enfrentariam “aniquilação” caso não libertassem os reféns e depusessem as armas.

Contexto do conflito

A ofensiva de Israel em Gaza começou após o ataque conduzido pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, que deixou cerca de 1.200 mortos e 251 sequestrados no sul de Israel. De acordo com o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas no território, ao menos 64.605 pessoas morreram em bombardeios israelenses desde então.

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Startup Paid capta US$ 21,6 milhões para expandir modelo de cobrança por resultado em agentes de IA

Fundada por Manny Medina, criador da Outreach, a Paid...

Electronic Arts negocia venda de US$ 50 bilhões em meio a consolidação no setor de jogos

A Electronic Arts (EA), uma das maiores desenvolvedoras e...

Kodiak abre capital na Nasdaq, Gatik amplia frota autônoma no Canadá e Supernal troca comando

São Francisco (EUA) / Toronto (Canadá) / Seul (Coreia...