São Francisco, EUA – 10 de setembro de 2025 — A Perplexity, startup que utiliza inteligência artificial para fornecer respostas conversacionais a pesquisas on-line, arrecadou US$ 200 milhões em uma nova rodada de investimentos que avaliou a empresa em US$ 20 bilhões, segundo o portal The Information.
O novo aporte chega apenas dois meses depois de a companhia captar US$ 100 milhões a uma avaliação de US$ 18 bilhões, conforme noticiou a Bloomberg em julho. Fundada há três anos, a Perplexity já somou US$ 1,5 bilhão em financiamento total, de acordo com dados da PitchBook.
Não foi divulgado quem liderou a rodada mais recente. Em julho, a Bloomberg informou que o investimento de US$ 100 milhões fez parte da extensão de uma rodada anterior de US$ 500 milhões, concluída neste ano, que teve a Accel como principal investidora e avaliou a empresa em US$ 14 bilhões.
Uma fonte próxima à operação afirmou que a receita anual recorrente (ARR) da Perplexity se aproxima de US$ 200 milhões. No mês passado, a chefe de comunicação da empresa disse ao Business Insider que o indicador já superava US$ 150 milhões.
A Perplexity não respondeu de imediato aos pedidos de comentário.

Imagem: Getty
A captação ocorre enquanto a companhia se posiciona como concorrente direto da hegemonia do Google em buscas. Em agosto, a Perplexity ofereceu US$ 34,5 bilhões para comprar o navegador Chrome, após o Departamento de Justiça dos Estados Unidos sugerir que o Google se desfizesse do produto por práticas anticompetitivas. Entretanto, no início de setembro, um juiz federal decidiu que a gigante de buscas não precisará separar seu negócio de pesquisa, mantendo o controle sobre o Chrome.
Com informações de TechCrunch