Lula deverá assinar cassação de medalha exibida por Bolsonaro se houver punição militar

Date:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá de assinar a ordem de cassação da Medalha da Ordem do Pacificador concedida a Jair Bolsonaro (PL) caso o ex-chefe do Executivo perca o posto e a patente de capitão do Exército. A perda de condecorações é obrigatória para militares condenados a mais de dois anos de prisão, conforme o artigo 10 do Decreto 4.207, de abril de 2002, editado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Bolsonaro recebeu, ainda como deputado, uma sentença de 27 anos e 3 meses de prisão no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes ligados à tentativa de golpe de Estado. Se o Superior Tribunal Militar (STM) confirmar a indignidade para o oficialato, Lula precisará formalizar o cancelamento da honraria, uma das mais altas do Exército.

O ex-presidente exibiu a medalha durante seu interrogatório no STF. O distintivo foi obtido em 2015 após articulação do general Lourena Cid, pai do tenente-coronel Mauro Cid. À época, Bolsonaro buscava atenuar o impacto de um processo de racismo movido pela cantora Preta Gil, alegando que havia salvado um soldado negro na década de 1970.

Documentos mostram que o então comandante do Exército, general Enzo Peri, chegou a abrir sindicância sobre o episódio, mas não concedeu a medalha. A situação mudou quando o general Eduardo Villas Bôas assumiu o comando e aprovou a distinção, destinada a atos de coragem e abnegação com risco de vida.

O procedimento para cassação só será acionado se o STM declarar Bolsonaro indigno de permanecer nas fileiras militares, etapa que deve ocorrer após o trânsito em julgado da condenação penal.

Palavras-chave: Lula, Bolsonaro, cassação de medalha, Ordem do Pacificador, Exército, STM, condenação, Mauro Cid, racismo, golpe

Com informações de G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Exército israelense recupera corpo do último refém em Gaza, Ran Gvili

Jerusalém – As Forças de Defesa de Israel (IDF)...

Lula deve encerrar terceiro mandato com maior déficit nominal desde o Plano Real

O Brasil caminha para registrar o maior déficit nominal...

Waymo recebe aval do DMV para ampliar operação na Califórnia

A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados...

Pressão sobre Bolsonaro cresce após revés no STF e visita de aliados à Papuda

Brasília, 18 de novembro de 2025 – O ambiente...