George Lucas admite mágoa após vender Star Wars à Disney por US$ 4,05 bilhões

Date:

Em 2012, o cineasta George Lucas vendeu a Lucasfilm, dona da franquia Star Wars, para a The Walt Disney Company por 4,05 bilhões de dólares. A operação, uma das maiores já vistas no setor de entretenimento, entregou à Disney todos os direitos sobre a saga criada por Lucas em 1977.

Três anos depois, em entrevista ao jornalista Charlie Rose, o diretor revelou arrependimento pelo negócio. “Eu os vendi para traficantes de escravos brancos”, afirmou, esboçando um sorriso ao final da declaração.

Lucas explicou que a nova proprietária preferiu desenvolver histórias voltadas “ao que os fãs queriam”, afastando-o das decisões criativas. “Se eu me envolvesse, causaria problemas, porque eles não fariam o que eu queria. Então decidi seguir meu caminho”, disse.

Participação limitada após a venda

Mesmo sem poder de decisão, Lucas atuou como consultor criativo em Star Wars: O Despertar da Força (2015) e colaborou em Han Solo: Uma História Star Wars (2018). Ainda assim, suas sugestões não foram determinantes para os rumos da nova trilogia.

Planos que ficaram na gaveta

Antes da venda, o diretor preparava outra trilogia. Os esboços incluíam o retorno dos vilões Darth Maul e Darth Talon, Luke Skywalker reconstruindo a Ordem Jedi após a Ordem 66 e Leia Organa reorganizando a República. “Os filmes seriam sobre como Leia tenta reconstruir a República e retomar o controle dos gângsteres”, contou ao escritor Paul Duncan em novembro de 2020.

Críticas e motivações para se afastar

Parte das críticas recebidas pelos Episódios I, II e III pesou na decisão de vender a empresa. Segundo Lucas, muitos fãs não aceitariam suas ideias para uma nova saga, que teria foco “em um mundo microbiano”.

Apesar do retorno financeiro, o diretor admite que a separação foi dolorosa. “Esses eram meus filhos, todos os filmes de Star Wars. Eu os amava, estou muito envolvido neles”, declarou em 2015.

Star Wars estreou nos cinemas em 25 de maio de 1977, com 2h01 de duração, estrelado por Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher.

Palavras-chave: George Lucas, Star Wars, Disney, venda, arrependimento, trilogia, Darth Maul, Leia Organa, Charlie Rose, Lucasfilm

Com informações de AdoroCinema

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Justiça dos EUA mantém DJI em lista do Pentágono de empresas ligadas às Forças Armadas chinesas

Washington (EUA) – Um juiz federal rejeitou o pedido...

CEO da Oura avalia possível IPO e diz que privacidade de dados é “inegociável”

A Oura Health já reúne tamanho, escala e crescimento...

Investidores de risco veem na IA caminho para margens de software em serviços tradicionais, mas desafios aparecem

Venture capitalistas passaram a mirar empresas de serviços tradicionais...