Tribunal zambiano condena dois homens a dois anos por tentar matar presidente com feitiçaria

Date:

Um tribunal em Lusaca, capital da Zâmbia, sentenciou o zambiano Leonard Phiri e o moçambicano Jasten Mabulesse Candunde a dois anos de prisão por tentar usar feitiçaria para assassinar o presidente Hakainde Hichilema.

Os réus foram detidos em dezembro de 2024 portando diversos artefatos místicos, entre eles um camaleão vivo, e acabaram condenados com base na Lei da Feitiçaria, de 1914. Segundo a acusação, ambos teriam sido contratados por um ex-deputado foragido para enfeitiçar o chefe de Estado.

Durante o julgamento, o magistrado Fine Mayambu qualificou os dois homens como “inimigos de todos os zambianos” e destacou que este foi o primeiro processo no país envolvendo uma suposta tentativa de feitiçaria contra um presidente.

Phiri e Candunde alegaram ser curandeiros tradicionais, mas admitiram a posse dos amuletos. Em tribunal, Phiri demonstrou como o rabo do camaleão, após ser perfurado, provocaria a morte da vítima em até cinco dias, afirmou o juiz.

O advogado de defesa, Agrippa Malando, pediu que os clientes fossem apenas multados, argumento rejeitado pela corte. Eles receberam dois anos de prisão por “professar” feitiçaria e mais seis meses por posse de objetos mágicos; as penas correrão simultaneamente, limitando o período total a dois anos, contados desde a prisão.

O magistrado ressaltou que, apesar de a crença em feitiçaria não ter comprovação científica, muitos zambianos ainda temem práticas ocultas, o que justifica a existência da lei para proteger a sociedade.

Tribunal zambiano condena dois homens a dois anos por tentar matar presidente com feitiçaria - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Hakainde Hichilema, que já declarou não acreditar em feitiçaria, não se pronunciou sobre o caso.

Palavras-chave: feitiçaria, Zâmbia, Hakainde Hichilema, condenação, Leonard Phiri, Jasten Candunde, tribunal, Witchcraft Act, Lusaca, política

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Exército israelense recupera corpo do último refém em Gaza, Ran Gvili

Jerusalém – As Forças de Defesa de Israel (IDF)...

Lula deve encerrar terceiro mandato com maior déficit nominal desde o Plano Real

O Brasil caminha para registrar o maior déficit nominal...

Waymo recebe aval do DMV para ampliar operação na Califórnia

A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados...

Pressão sobre Bolsonaro cresce após revés no STF e visita de aliados à Papuda

Brasília, 18 de novembro de 2025 – O ambiente...