Eleitores do Malawi aguardam resultado da eleição presidencial marcada por crise econômica

Date:

Urnas fechadas, contagem iniciada e expectativa elevada. Os malawianos aguardam o anúncio de quem comandará o país após a votação realizada na terça-feira (17), quando escolheram presidente, deputados e conselheiros locais.

Desde as primeiras horas do dia, milhares de eleitores formaram longas filas em mais de 15 mil seções eleitorais. Em locais onde a abertura atrasou, a votação continuou além do horário previsto.

Dois principais concorrentes

Entre os 17 candidatos ao Palácio de Governo, despontam como favoritos o presidente Lazarus Chakwera, 70 anos, que busca um segundo mandato, e o ex-mandatário Peter Mutharika, 85. Caso nenhum obtenha mais de 50% dos votos válidos, os dois mais bem colocados disputarão um segundo turno.

Economia no centro do debate

O pleito ocorre em meio a forte insatisfação popular. A inflação anual de alimentos ultrapassa 30%, salários não acompanham os preços e a escassez de divisas estrangeiras pressiona ainda mais a economia. Falta de combustível e cortes de energia também foram citados por eleitores como razões para exigir mudanças.

“Há muita coisa errada, principalmente em relação a forex e desemprego”, afirmou a vendedora de flores Rachel Chaguza, 26, após votar. A garçonete Ettah Nyasulu, 28, disse que deseja “ver jovens em empregos decentes”.

Dia de votação

O presidente Chakwera votou em sua aldeia natal, Malembo, a 56 km ao nordeste de Lilongwe, acompanhado da esposa e sob vigilância de policiais e militares. Em outra seção, uma eleitora acampou durante a noite para garantir o voto; já Mercy Nedson Chimbewa celebrou “a liberdade que temos aqui”.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, Annabel Mtalimanja, cerca de 3,7 milhões de votos — metade dos eleitores registrados — haviam sido depositados poucas horas antes do encerramento das urnas. A autoridade reconheceu atrasos em “um ou dois centros” devido a falhas em leitores biométricos, mas informou que os problemas foram contornados.

Eleitores do Malawi aguardam resultado da eleição presidencial marcada por crise econômica - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Eleitores analfabetos puderam marcar a cédula com impressão digital; quem preferiu utilizou caneta. A comissão também proibiu influenciadores de transmitir imagens do próprio voto nas redes sociais.

Prazos para divulgação

Com a contagem iniciada às 14h GMT (15h em Lilongwe), a Comissão Eleitoral tem até 24 de setembro para divulgar o resultado presidencial e até 30 de setembro para os dados das eleições parlamentares.

Enquanto isso, filas continuam se formando nos postos de combustíveis, lembrando aos malawianos que o vencedor herdará desafios imediatos na economia.

Palavras-chave: Malawi, eleição 2025, Lazarus Chakwera, Peter Mutharika, economia, inflação, combustível, Comissão Eleitoral, votação, África Austral

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Startup Paid capta US$ 21,6 milhões para expandir modelo de cobrança por resultado em agentes de IA

Fundada por Manny Medina, criador da Outreach, a Paid...

Electronic Arts negocia venda de US$ 50 bilhões em meio a consolidação no setor de jogos

A Electronic Arts (EA), uma das maiores desenvolvedoras e...

Kodiak abre capital na Nasdaq, Gatik amplia frota autônoma no Canadá e Supernal troca comando

São Francisco (EUA) / Toronto (Canadá) / Seul (Coreia...