Mumbai, 16 de setembro de 2025 – A Urban Company, maior plataforma de serviços domésticos da Índia, abriu capital nesta quarta-feira na National Stock Exchange (NSE) com valorização de 58% em relação ao preço de emissão, alcançando 162,25 rupias por ação (cerca de US$ 1,84). O papel havia sido precificado a 103 rupias no IPO, que se tornou o mais concorrido do ano ao receber demanda superior a 100 vezes a quantidade de ações ofertadas.
O forte interesse partiu tanto de investidores institucionais quanto de pessoas físicas. Antes da estreia, a empresa de Gurugram já havia captado US$ 97 milhões com investidores-âncora como Goldman Sachs, Dragoneer Investment Group, Norges Bank, GIC, Nomura Amundi Funds, Steadview Capital, Prosus e WhiteOak. Fundos locais, entre eles SBI Mutual Fund, ICICI Prudential, Nippon e UTI, também participaram da rodada pré-IPO.
Ganhos para os primeiros investidores
A listagem proporcionou saída parcial a acionistas iniciais. A Accel, que pagou em média 3,61 rupias por ação, poderá embolsar retorno de quase 45 vezes. A Elevation Capital, com custo de 5,39 rupias, projeta ganho de aproximadamente 30 vezes, enquanto a Tiger Global deve lucrar cerca de 1,3 vez o valor investido.
Modelo de negócio
Lançada em novembro de 2014 como UrbanClap pelos fundadores Abhiraj Singh Bhal, Varun Khaitan e Raghav Chandra, a Urban Company digitalizou serviços tradicionalmente informais, como limpeza, hidráulica, elétrica, massagem e tratamentos de beleza. Hoje opera em 59 cidades de quatro países – Índia, Emirados Árabes Unidos, Cingapura e Arábia Saudita –, mantendo o mercado indiano como principal praça. A meta é chegar a mais de 200 cidades até o fim do ano fiscal de 2030.
Destino dos recursos
Segundo o prospecto, a companhia pretende aplicar os R$ 217 milhões levantados no desenvolvimento de tecnologia e infraestrutura em nuvem, além de pagamento de aluguéis de escritórios e ações de marketing.
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Com informações de TechCrunch