Aleksander Barkov, capitão do Florida Panthers, passou por cirurgia na sexta-feira (26) para reparar o ligamento cruzado anterior (LCA) e o ligamento colateral medial (LCM) do joelho direito. O procedimento, realizado um dia após o atleta se machucar no primeiro treino oficial da pré-temporada, deverá afastá-lo das quadras por 7 a 9 meses.
De acordo com a previsão médica, o atacante de 30 anos dificilmente retornará antes dos playoffs e, consequentemente, não poderá defender a Finlândia nos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina, em fevereiro.
“Ele é uma peça fundamental no vestiário”, afirmou o técnico Paul Maurice. “Não existe um ‘próximo da fila’ para ocupar o lugar de Barky”. O treinador explicou que a lesão ocorreu após 20 minutos de treino, durante um exercício simples e com contato mínimo.
Na última temporada, Barkov liderou o time em assistências (51) e foi o segundo em pontos (71). Nos playoffs, somou mais seis gols e 16 assistências na campanha que garantiu a segunda Stanley Cup consecutiva ao clube.
Desde que estreou na NHL, em 2013, o finlandês disputou mais de 86% das partidas do Panthers, incluindo confrontos de pós-temporada. Esta é a primeira vez que ele deve perder praticamente todo um campeonato.
Além de Barkov, o elenco da Flórida também não contará com Matthew Tkachuk, em recuperação de cirurgia no músculo adutor, e com Tomas Nosek, que trata lesão no joelho. A equipe disputou mais jogos do que qualquer outra nos últimos três anos — três finais seguidas — e agora precisará lidar com mais desfalques.

Imagem: Internet
Barkov é o maior recordista da franquia em jogos (804), gols (286), assistências (496), pontos (782), gols em power play (84) e gols da vitória (52).
Palavras-chave: Florida Panthers, Aleksander Barkov, cirurgia no joelho, NHL, temporada 2025-26, lesão LCA, lesão LCM, Finlândia, Paul Maurice, Stanley Cup
Com informações de ESPN