Justiça dos EUA mantém DJI em lista do Pentágono de empresas ligadas às Forças Armadas chinesas

Date:

Washington (EUA) – Um juiz federal rejeitou o pedido da fabricante de drones DJI para ser retirada da relação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) que classifica companhias associadas ao setor militar da China.

A decisão foi proferida na sexta-feira pelo juiz Paul Friedman, da Corte Distrital dos EUA para o Distrito de Columbia. Segundo o magistrado, o órgão de defesa apresentou “evidências substanciais” de que a tecnologia da empresa contribui para a base industrial militar chinesa.

Friedman mencionou, entre os argumentos, o uso de drones DJI adaptados no conflito entre Rússia e Ucrânia. “Não importa se as políticas internas da DJI proíbem fins militares; o fato é que seus equipamentos têm aplicação militar teórica e prática”, escreveu.

Embora tenha mantido a classificação, o juiz descartou parte das justificativas adicionais apresentadas pelo Pentágono. Ainda assim, a fabricante permanece na lista, onde foi incluída em 2022, após medidas semelhantes dos Departamentos de Comércio e do Tesouro.

A ação movida pela companhia, protocolada no ano passado, afirmava que a DJI não é controlada ou pertencente às forças armadas chinesas e alegava prejuízos financeiros e de imagem decorrentes da inclusão no rol do DoD.

Procurada, a empresa informou à agência Reuters que avalia quais recursos legais poderá adotar. A DJI ressaltou que a decisão de Friedman baseia-se em um único argumento que, na visão da companhia, poderia se aplicar a diversas outras empresas nunca listadas.

Nos Estados Unidos, a DJI enfrenta ainda a possibilidade de proibição de vendas a partir de dezembro, caso autoridades de segurança nacional concluam que seus drones representam risco inaceitável ao país.

Com informações de TechCrunch

Palavras-chave: DJI, Pentágono, drones, Departamento de Defesa, decisão judicial, China, segurança nacional, Estados Unidos, lista militar, vendas banidas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Startup Paid capta US$ 21,6 milhões para expandir modelo de cobrança por resultado em agentes de IA

Fundada por Manny Medina, criador da Outreach, a Paid...

Electronic Arts negocia venda de US$ 50 bilhões em meio a consolidação no setor de jogos

A Electronic Arts (EA), uma das maiores desenvolvedoras e...

Kodiak abre capital na Nasdaq, Gatik amplia frota autônoma no Canadá e Supernal troca comando

São Francisco (EUA) / Toronto (Canadá) / Seul (Coreia...