A Intel anunciou nesta quinta-feira (9) o Panther Lake, novo integrante da família Intel Core Ultra e primeiro processador da empresa produzido com o processo de fabricação de 18 angstroms (18A). A fabricação ocorre na unidade Fab 52, em Chandler, Arizona, inaugurada em 2024. Segundo a companhia, os primeiros lotes devem começar a ser enviados ainda este ano.
“Estamos entrando em uma nova era da computação, possibilitada por avanços semicondutores que moldarão o futuro por décadas”, declarou o diretor-presidente Lip-Bu Tan no comunicado que apresenta o produto. Ele ressaltou que as novas plataformas de computação, aliadas às capacidades de manufatura e encapsulamento avançado da Intel, servirão de base para a próxima fase de inovação da companhia.
No mesmo evento, a empresa adiantou detalhes do Xeon 6+, codinome Clearwater Forest, primeiro processador para servidores também baseado no processo 18A. O lançamento desse chip está previsto para o primeiro semestre de 2026.
A divulgação é o maior anúncio de manufatura desde que Tan assumiu o comando da Intel, em março. Nas primeiras semanas à frente da companhia, o executivo sinalizou que focaria novamente nos negócios centrais e na cultura de engenharia.
O comunicado também enfatiza a produção doméstica dos chips. A Intel descreve o 18A como o processo de fabricação mais avançado realizado nos Estados Unidos. Em agosto, o governo norte-americano adquiriu 10% de participação na empresa, após reunião de Tan com o presidente Donald Trump na Casa Branca para discutir o reforço da produção de semicondutores no país.

Imagem: Getty
Palavras-chave: Intel, Panther Lake, Core Ultra, 18A, Xeon 6+, Clearwater Forest, semicondutor, Chandler Arizona, Lip-Bu Tan, fabricação EUA
Com informações de TechCrunch





