Detroit (EUA) – A Stellantis vai investir US$ 13 bilhões na expansão de suas atividades industriais nos Estados Unidos ao longo dos próximos quatro anos, anunciou a montadora nesta terça-feira (14). O plano inclui o desenvolvimento e a produção de cinco novos veículos até 2029 e a criação de mais de 5 000 empregos em plantas de Illinois, Ohio, Michigan e Indiana.
A iniciativa faz parte de um programa de recuperação delineado pelo novo CEO mundial do grupo. Entre as medidas, está a reabertura da fábrica de Belvidere, em Illinois, o que permitirá ampliar a produção dos SUVs Jeep Cherokee e Jeep Compass para o mercado norte-americano.
Novos modelos e motor de quatro cilindros
Dos cinco produtos previstos, apenas um será eletrificado: um veículo com extensor de autonomia (bateria combinada a gerador a gasolina) que começará a ser montado em 2028 na unidade de Warren Truck, no Michigan. Na mesma planta também será produzido um SUV de grande porte movido exclusivamente a combustão.
Os demais lançamentos incluem a próxima geração do Dodge Durango, que sairá da linha do Detroit Assembly Complex em 2029; uma nova picape média a ser fabricada em Toledo, Ohio; e o motor de quatro cilindros GMET4 EVO, cuja produção começará em 2026 em Kokomo, Indiana.
Menos eletrificação nos EUA
O anúncio representa mudança de rota em relação a investimentos anteriores voltados principalmente à eletrificação. No último ano, a Stellantis cancelou a versão eletrificada da Jeep Gladiator e desistiu de fabricar uma picape grande totalmente elétrica. A empresa, porém, mantém o plano de lançar a versão de autonomia estendida da Ram 1500 REV, antes chamada de Ramcharger.

Imagem: Internet
“Acelerar nosso crescimento nos Estados Unidos tem sido prioridade desde o primeiro dia. O sucesso no país torna a Stellantis mais forte em todas as regiões”, declarou Antonio Filosa, CEO global e COO para a América do Norte, em comunicado.
Palavras-chave: Stellantis, investimento, fábricas EUA, Jeep Cherokee, Dodge Durango, Ram 1500 REV, veículos elétricos, indústria automotiva
Com informações de TechCrunch





