A Waymo, empresa de veículos autônomos do grupo Alphabet, anunciou um acordo estratégico de vários anos com a DoorDash para realizar entregas de alimentos e conveniência na região metropolitana de Phoenix, Estados Unidos.
O serviço abrangerá uma área de 315 milhas quadradas (cerca de 816 km²) e combinará pedidos feitos no aplicativo da DoorDash com veículos autônomos da Waymo, informou a companhia em comunicado.
Nesta primeira fase, as entregas serão realizadas a partir das lojas DashMart — centros de conveniência, mercearia e varejo operados pela DoorDash. As empresas planejam incluir novos comerciantes locais e ampliar a variedade de produtos ao longo do tempo.
Os itens serão colocados no porta-malas de um Jaguar I-Pace autônomo da Waymo. Ao chegar ao destino, o cliente receberá uma notificação pelo aplicativo da DoorDash e precisará retirar a compra diretamente do veículo.
Segundo David Richter, vice-presidente de desenvolvimento de negócios e corporativo da DoorDash, a parceria proporcionará aos consumidores “uma experiência nova e agradável”, além de avançar a visão da empresa para um futuro de comércio local multimodal e autônomo.
A Waymo já havia testado entregas com UPS e Uber Eats, além de investir em caminhões autônomos pelo braço Waymo Via, encerrado em 2023 para concentrar recursos em robotáxis. De acordo com um porta-voz, não há outros projetos ativos de entrega no momento.
A DoorDash, por sua vez, mantém outras iniciativas de veículos autônomos. A empresa colabora com a Serve Robotics em Los Angeles e desenvolveu o robô de entrega Dot, atualmente em testes na região de Phoenix. O equipamento, porém, não participará do acordo com a Waymo.
Palavras-chave: Waymo, DoorDash, entregas autônomas, Phoenix, DashMart, Jaguar I-Pace, Alphabet, robotáxi, comércio local, tecnologia
Com informações de TechCrunch





