A montadora Stellantis assinou um acordo não vinculante com a chinesa Pony.ai para desenvolver e implantar robotáxis em várias cidades europeias a partir de 2026.
Pelo entendimento, o software de direção autônoma da Pony.ai será integrado à plataforma de vans elétricas de médio porte da Stellantis, projetada com sensores avançados para operação sem motorista.
O primeiro veículo de testes será baseado no modelo Peugeot e-Traveller. Segundo as empresas, os experimentos começam nos próximos meses em Luxemburgo, sede europeia da Pony.ai, e servirão de base para a expansão do serviço em outras localidades do continente nos anos seguintes.
O acordo europeu surge poucos meses após a Pony.ai anunciar colaboração com o Uber para operações em mercados internacionais, incluindo Europa e Oriente Médio. Em abril, a empresa recebeu autorização para testes de veículos autônomos em Luxemburgo.
Além da parceria com a Stellantis, a Pony.ai busca ampliar sua presença no mercado de capitais. Já listada na Nasdaq, a companhia persegue uma segunda oferta pública na Bolsa de Hong Kong.

Imagem: Internet
Palavras-chave: Stellantis, Pony.ai, robotáxi, Europa, Peugeot e-Traveller, veículos autônomos, Luxemburgo, IPO
Com informações de TechCrunch





