O governo da África do Sul suspendeu oito estudantes da Milnerton High School, na Cidade do Cabo, após a divulgação de um vídeo que mostra a violenta agressão a um colega de 16 anos. O incidente ocorreu em 16 de outubro e gerou forte repercussão nacional.
Nas imagens, com pouco mais de dois minutos, vários adolescentes golpeiam o jovem com um taco de hóquei, uma mangueira e um cinto, enquanto outros riem e fazem gestos de incentivo. De acordo com relatos, o aluno seria uma das nove vítimas de agressões semelhantes na escola.
A mãe do adolescente contou ao portal News24 que o filho concluiu recentemente um tratamento de quimioterapia contra o câncer. “Meu filho acabou de vencer o câncer para passar por algo assim”, afirmou.
A polícia da província confirmou a abertura de inquérito por agressão. Ao mesmo tempo, o Departamento de Educação do Cabo Ocidental informou que os alunos suspensos enfrentarão processo disciplinar interno e ressaltou que o caso está sendo tratado com “a seriedade que merece”.
A ministra da Educação, Siviwe Gwarube, e a Comissão Parlamentar de Educação pediram que o público evite compartilhar o vídeo para não ampliar o trauma da vítima. Organizações como a Anistia Internacional África do Sul classificaram as cenas como “profundamente perturbadoras” e cobraram medidas rápidas.

Imagem: Internet
Na tarde de quarta-feira (18), pais de alunos protestaram em frente à escola, que segue funcionando. Bullying e violência nas instituições de ensino têm sido tema recorrente no país, onde vídeos de agressões costumam viralizar nas redes sociais.
Palavras-chave: Milnerton High School, agressão, bullying, África do Sul, Cidade do Cabo, alunos suspensos, vídeo, educação, violência escolar
Com informações de BBC News





