ABC suspende Jimmy Kimmel após comentários sobre morte de Charlie Kirk

Date:

Los Angeles – A rede norte-americana ABC retirou do ar, por tempo indeterminado, o apresentador Jimmy Kimmel depois de declarações feitas no monólogo de segunda-feira (11) sobre o assassinato do influenciador conservador Charlie Kirk.

A medida foi anunciada poucas horas depois de Brendan Carr, presidente da Comissão Federal de Comunicações (FCC), ameaçar adotar providências contra a emissora e a controladora Disney. Carr acusou Kimmel de “enganar diretamente o público” ao afirmar que a “gangue Maga” tentava politizar o crime.

Sinal de alerta regulatório

Em entrevista ao podcast conservador The Benny Show, Carr classificou a fala do apresentador como “a conduta mais repugnante possível” e exigiu um pedido de desculpas. “Podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil”, disse. O dirigente é indicado pelo ex-presidente Donald Trump.

Efeito cascata nas afiliadas

Após a pressão, a Nexstar Media, um dos maiores grupos de afiliadas de TV dos EUA, informou que não exibirá o Jimmy Kimmel Live! “por tempo indeterminado”, chamando o comentário de “ofensivo e insensível”. A Sinclair, maior parceira da ABC, anunciou que transmitirá um programa especial em memória de Kirk no horário do talk show na sexta-feira (15).

Repercussão política e em Hollywood

Em visita de Estado ao Reino Unido, Donald Trump celebrou a suspensão como “ótima notícia para a América” e alegou que Kimmel “foi demitido porque tinha baixa audiência”. Já atores como Ben Stiller e Jean Smart criticaram a decisão, defendendo a liberdade de expressão. O empresário Dave Portnoy, fundador da Barstool Sports, argumentou que a punição representa “consequências pelos atos” e não seria caso de cancelamento.

Acusações de abuso de poder

Líderes democratas na Câmara acusaram Brendan Carr de “abuso corrupto de poder” e pediram sua renúncia. A comissária da FCC Anna Gomez também questionou a postura do colega, afirmando que um ato de violência não deve justificar censura. O sindicato Writers Guild of America (WGA) classificou a suspensão como violação da Primeira Emenda dos EUA.

ABC suspende Jimmy Kimmel após comentários sobre morte de Charlie Kirk - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

O crime

Charlie Kirk, 31 anos, fundador do grupo conservador Turning Point USA, foi morto a tiros em 10 de setembro enquanto palestrava na Utah Valley University, em Orem. Tyler Robinson, 22, foi indiciado por assassinato qualificado e pode enfrentar pena de morte.

Na saída do estúdio em Hollywood, Kimmel não falou com a imprensa. Fãs que aguardavam para assistir à gravação lamentaram. “Ele só expressou uma opinião”, disse Janna Blackwell.

Palavras-chave: Jimmy Kimmel, ABC, Charlie Kirk, suspensão, FCC, Brendan Carr, Nexstar, liberdade de expressão, Trump, talk show

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Aplicativo Lootlock quer impedir gastos infantis em jogos e será destaque no TechCrunch Disrupt 2025

O desenvolvedor de software e entusiasta de videogames Nick...

Uso de IA amplia superfície de ataques, diz diretor de tecnologia da Wiz

A proliferação de ferramentas de inteligência artificial (IA) está...

Deputado Mauro Benevides Filho é internado após sofrer AVC

O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE), de 66...

Suíços votam novamente sobre adoção de carteira de identidade eletrônica

Genebra, 9 jun (BBC) – Eleitores suíços participam neste...