São Francisco – 29 de setembro de 2025 (segunda-feira) – A Anthropic lançou nesta segunda-feira o Claude Sonnet 4.5, modelo de inteligência artificial que, segundo a empresa, alcança desempenho de ponta em testes de programação e é capaz de criar aplicações prontas para produção, superando a geração de protótipos fornecida por sistemas anteriores.
O novo modelo estará disponível na API da Anthropic e no chatbot Claude pelos mesmos preços do Claude Sonnet 4: US$ 3 por milhão de tokens de entrada e US$ 15 por milhão de tokens de saída (aproximadamente 750 mil palavras por milhão de tokens).
Nos últimos 12 meses, as soluções da Anthropic ganharam espaço entre desenvolvedores e empresas por sua performance em engenharia de software. Companhias como Apple e Meta utilizam internamente modelos Claude, enquanto plataformas como Cursor, Windsurf e Replit oferecem recursos de programação baseados na API da empresa. A liderança da Anthropic, porém, passou a ser disputada com o lançamento do GPT-5, da OpenAI.
Desempenho e novos recursos
A Anthropic afirma que o Claude Sonnet 4.5 lidera vários benchmarks de código, incluindo o SWE-Bench Verified. O pesquisador David Hershey explicou ao TechCrunch que os testes não capturam todo o potencial do modelo. Segundo ele, em experimentos com clientes corporativos o sistema programou de forma autônoma por até 30 horas, configurando bancos de dados, registrando domínios e conduzindo auditoria SOC 2 para garantir a segurança da aplicação.
Em declarações enviadas ao veículo, o CEO da Cursor, Micheal Truell, classificou o modelo como “estado da arte” em tarefas de longo prazo, enquanto o CEO da Windsurf, Jeff Wang, disse tratar-se de “uma nova geração de modelos de código”.
A Anthropic também destaca avanços na chamada “alinhamento” do Claude Sonnet 4.5, com menor propensão a bajulação, enganos e ataques de prompt injection.
Ferramentas para desenvolvedores
Junto com o modelo, a empresa lançou o Claude Agent SDK, a mesma infraestrutura usada pelo Claude Code, permitindo que desenvolvedores criem seus próprios agentes de software.
Outro anúncio é o Imagine with Claude, prévia de pesquisa liberada temporariamente para assinantes do plano Max. O recurso exibe o modelo gerando software em tempo real, sem funcionalidades definidas previamente.
Palavras-chave: Anthropic, Claude Sonnet 4.5, inteligência artificial, programação, modelo de IA, API, desenvolvimento de software, Claude Agent SDK
Com informações de TechCrunch