Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas após um ataque russo com drones contra a estação ferroviária da cidade de Shostka, na região de Sumy, nordeste da Ucrânia, informou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta sexta-feira (14).
Em publicação na rede X, o mandatário afirmou que funcionários da ferrovia e passageiros estavam no local no momento da explosão. Equipes de resgate já atuam na área para prestar socorro, enquanto o levantamento completo dos feridos ainda está em andamento.
Zelensky divulgou um vídeo que mostra um vagão danificado em chamas. “Os russos não poderiam desconhecer que estavam mirando civis. Isso é terrorismo, que o mundo não pode ignorar”, escreveu. “Somente a força pode fazê-los parar.”
De acordo com o governador regional e a companhia estatal Ferrovias Ucranianas, ocorreram duas detonações. A segunda atingiu a estação quando já haviam começado as operações de evacuação.
No mesmo texto, o presidente cobrou “ação” dos parceiros ocidentais: “Ouvimos declarações firmes da Europa e dos Estados Unidos; é hora de transformá-las em realidade.”
Moscou intensificou os ataques aéreos nas últimas semanas, lançando regularmente centenas de drones e dezenas de mísseis contra cidades ucranianas. Kiev insiste que necessita de sistemas de defesa antiaérea avançados para conter as investidas quase diárias.

Imagem: Internet
No domingo passado (9), um bombardeio de 12 horas envolvendo centenas de drones e quase 50 mísseis matou quatro pessoas em Kiev e deixou ao menos 70 feridos.
Enquanto o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e líderes europeus tentam avançar em negociações para encerrar o conflito, o presidente russo Vladimir Putin tem rejeitado reiteradamente pedidos de cessar-fogo.
Palavras-chave: Ucrânia, Rússia, Shostka, Sumy, drones, estação ferroviária, Zelensky, feridos, guerra, ataque
Com informações de BBC News





