Atirador em telhado ataca centro do ICE em Dallas; um detento morre e dois ficam em estado crítico

Date:

Um homem armado abriu fogo na manhã desta segunda-feira (30) contra um escritório do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), em Dallas, Texas, deixando um detento morto e dois em estado crítico, informaram autoridades federais e locais.

Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), o ataque ocorreu por volta de 6h40 (horário local; 11h40 em Brasília). O atirador, identificado como Joshua Jahn, 29 anos, posicionou-se no topo de um prédio vizinho e disparou indiscriminadamente contra o imóvel do ICE e uma van sem identificação estacionada na área de acesso interno.

O suspeito morreu no local após atirar contra si mesmo. Nenhum agente da lei foi ferido.

Balas traziam mensagem “ANTI-ICE”

O diretor do FBI, Kash Patel, divulgou em rede social a imagem de munição não deflagrada recolhida na cena, com a inscrição “ANTI-ICE” em uma das cápsulas. Ele afirmou que os indícios apontam para motivação ideológica e classificou o episódio como “ato de violência direcionada”.

Vítimas

De acordo com o DHS, três detentos foram atingidos. Um deles morreu; os outros dois permanecem internados em estado crítico. O Ministério das Relações Exteriores do México confirmou que um dos feridos é cidadão mexicano.

Reações

No local do ataque, o diretor interino do escritório do ICE em Dallas, Joshua Johnson, declarou que esta é a segunda vez que enfrenta um incidente armado em suas instalações e pediu o fim da retórica hostil contra o órgão. O senador republicano por Texas, Ted Cruz, condenou a violência “politicamente motivada” e afirmou que “oponentes políticos não são nazistas”.

Contexto de tensão

O prédio atacado funciona como centro de triagem para recém-detidos e não como unidade de detenção prolongada, segundo a agência Reuters. O local já havia sido alvo de protestos neste verão boreal. Em agosto, um homem foi preso após entrar no imóvel alegando portar uma bomba em uma mochila. Outros escritórios do ICE no Texas também sofreram disparos nos últimos meses.

Atirador em telhado ataca centro do ICE em Dallas; um detento morre e dois ficam em estado crítico - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

O presidente dos EUA, Donald Trump, mencionou na sexta-feira (27) aumento “sem precedentes” de ameaças contra agentes do ICE e culpou “democratas radicais” por demonizarem a força de segurança.

Investigações sobre o ataque continuam sob responsabilidade conjunta do FBI, do DHS e da polícia de Dallas.

Palavras-chave: Dallas, ICE, ataque a tiros, violência política, detentos, FBI, anti-ICE, Joshua Jahn, imigração, Texas.

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Exército israelense recupera corpo do último refém em Gaza, Ran Gvili

Jerusalém – As Forças de Defesa de Israel (IDF)...

Lula deve encerrar terceiro mandato com maior déficit nominal desde o Plano Real

O Brasil caminha para registrar o maior déficit nominal...

Waymo recebe aval do DMV para ampliar operação na Califórnia

A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados...

Pressão sobre Bolsonaro cresce após revés no STF e visita de aliados à Papuda

Brasília, 18 de novembro de 2025 – O ambiente...