A desenvolvedora do navegador Brave anunciou nesta segunda-feira (29) a inclusão de respostas detalhadas em seu pacote de busca por inteligência artificial, batizado de Ask Brave. O recurso passa a atuar ao lado do já existente AI Answers, lançado no ano passado para fornecer resumos rápidos de pesquisas.
Segundo a empresa, mais de 15 milhões de respostas geradas por IA são entregues diariamente. A nova função não exige mudança de modo: o próprio mecanismo identifica o tipo de pergunta e oferece o formato adequado.
O usuário pode iniciar a pesquisa pelo botão “ask” ao lado da caixa de busca, tocar na guia “ask” após digitar os termos ou acrescentar “??” ao fim da consulta caso Brave Search seja o buscador padrão.
De acordo com o chefe de busca da companhia, Josep M. Pujol, o Ask Brave “traz respostas mais longas, acompanhamento de perguntas e um modo de chat com Deep Research, além de conteúdos relevantes — como vídeos, notícias, produtos e serviços — apresentados no momento certo”. Pujol afirmou ainda esperar que a combinação de busca e chat gere “milhões” de respostas adicionais por dia.
O formato entregue pelo Ask Brave lembra um relatório, semelhante ao visto em plataformas como ChatGPT ou Perplexity, incluído links, vídeos e carrosséis de imagens. Após receber a resposta, o internauta pode solicitar mudanças de formato ou enviar questões de acompanhamento.
Para aumentar a precisão, a empresa utiliza sua própria API para ancorar os resultados de busca e lança mão de pesquisas aprofundadas em algumas consultas. Em relação à privacidade, o Brave destaca que as conversas são criptografadas e excluídas após 24 horas de inatividade.
Enquanto a Google expande modos de IA para vários idiomas — com lançamento global em espanhol na semana passada —, o Brave aposta na privacidade como diferencial de sua solução.
Palavras-chave: Brave, Ask Brave, IA, buscas, respostas detalhadas, privacidade, navegador, Josep M. Pujol, AI Answers, pesquisa
Com informações de TechCrunch