CGU aponta omissão de nome de irmão de Lula em diretoria de sindicato para firmar acordo com INSS

Date:

A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) não comunicou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a presença de José Ferreira da Silva, o Frei Chico – irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – em sua diretoria. A omissão teria permitido a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o órgão previdenciário.

O documento da CGU foi apresentado nesta quinta-feira, 9 de outubro de 2025, pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Alberto Gaspar (União-AL). Por lei, entidades que contam com parentes de autoridades públicas em cargos de direção estão impedidas de firmar parcerias com a administração federal.

Frei Chico ocupa o cargo de vice-presidente do Sindnapi. O sindicato solicitou a renovação do ACT para que pudesse continuar descontando, diretamente da folha de pagamento dos aposentados, valores referentes às mensalidades associativas.

Segundo a CGU, ao apresentar declaração falsa sobre a composição de sua diretoria, o Sindnapi violou a Lei 13.019/2014 e comprometeu “de forma grave” a lisura do processo de habilitação. A controladoria ainda sustenta que a prática abriu caminho para movimentação de recursos provenientes do desconto automático.

Durante depoimento à CPMI, o atual presidente do Sindnapi, Milton Baptista de Souza Filho, foi questionado sobre a acusação, mas optou por permanecer em silêncio. As investigações indicam que pelo menos 260 mil associados afirmam não ter autorizado os descontos em seus benefícios.

No colegiado, o senador Gaspar criticou a situação: “Um sindicato que recebeu 600 milhões atuando ilegalmente colocou o irmão do Presidente da República na vice-presidência, mentindo e cometendo crime”, declarou.

Os trabalhos da CPMI prosseguem sem data definida para conclusão.

Palavras-chave: CGU, Sindnapi, Frei Chico, Lula, INSS, CPMI, Acordo de Cooperação Técnica, Força Sindical

Com informações de Gazeta do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Exército israelense recupera corpo do último refém em Gaza, Ran Gvili

Jerusalém – As Forças de Defesa de Israel (IDF)...

Lula deve encerrar terceiro mandato com maior déficit nominal desde o Plano Real

O Brasil caminha para registrar o maior déficit nominal...

Waymo recebe aval do DMV para ampliar operação na Califórnia

A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados...

Pressão sobre Bolsonaro cresce após revés no STF e visita de aliados à Papuda

Brasília, 18 de novembro de 2025 – O ambiente...