A reprodução automática de vídeos e GIFs pode consumir dados móveis, tornar o uso das plataformas mais viciante ou simplesmente exibir conteúdos que o usuário prefere evitar. Veja, abaixo, o passo a passo para desativar esse recurso nas redes sociais mais populares.
No aplicativo e na versão para computador, toque no ícone do perfil (canto superior direito no desktop ou barra inferior no celular). Em seguida, escolha Configurações e privacidade > Preferências > Mídia. Na opção Reprodução de vídeo, selecione Nunca.
Caminho rápido: Configurações > Preferências > Mídia > Reprodução de vídeo > Nunca.
Acesse seu perfil tocando na foto no canto inferior direito. Abra o menu de três linhas, vá em Configurações e atividade > Seu app e mídia > Qualidade da mídia. Ative Usar menos dados de celular. O aplicativo não oferece um bloqueio total da reprodução, mas reduz a velocidade fora do Wi-Fi.
Caminho rápido: Perfil > Configurações e atividade > Seu app e mídia > Qualidade da mídia > Usar menos dados de celular.
X (antigo Twitter)
Clique na foto de perfil para abrir o menu lateral (no desktop o menu já aparece). Escolha Configurações e privacidade > Acessibilidade, exibição e idiomas > Uso de dados e desative Reprodução automática de vídeo.
Para reforçar, volte a Configurações e privacidade, entre em Exibição e som e desligue Pré-visualizações de mídia.
Caminho rápido: Configurações e privacidade > Acessibilidade, exibição e idiomas > Uso de dados > Reprodução automática de vídeo; Configurações e privacidade > Exibição e som > Pré-visualizações de mídia.

Imagem: Getty
Bluesky
No aplicativo, toque nas três linhas no canto superior esquerdo ou utilize a barra lateral no desktop. Selecione Configurações > Conteúdo e mídia e desligue Autoplay de vídeos e GIFs.
Caminho rápido: Configurações > Conteúdo e mídia > Autoplay de vídeos e GIFs.
Threads
Lançada pela Meta há dois anos, a plataforma ainda não oferece opção para bloquear a reprodução automática de conteúdos.
As etapas acima ajudam a reduzir o consumo de dados e dar mais controle sobre o que aparece na tela, seja no celular ou no computador.
Com informações de TechCrunch