A plataforma israelense de geração e edição de vídeos D-ID anunciou nesta terça-feira (16) a aquisição da Simpleshow, startup de criação de vídeos B2B sediada em Berlim. Os valores da transação não foram divulgados.
Segundo o CEO da D-ID, Gil Perry, a Simpleshow seguirá operando sob o guarda-chuva da companhia até que as duas plataformas sejam totalmente integradas. Fundada em 2008, a empresa alemã captou mais de US$ 20 milhões em investimentos, de acordo com dados do Crunchbase.
Antes da compra, a Simpleshow mantinha escritórios em Berlim, Luxemburgo, Londres, Miami, Singapura, Hong Kong e Tóquio. Com a união, as operações serão concentradas em Berlim, Tel Aviv e Estados Unidos. A D-ID não revelou o tamanho da equipe adquirida, mas informou que o grupo resultante contará com 140 funcionários.
Perry explicou que a Simpleshow inicialmente buscava uma parceria estratégica. “Percebemos sinergia entre as equipes e produtos. A aquisição nos dará velocidade para abocanhar uma fatia maior do mercado de vídeos com avatares para empresas”, afirmou.
A D-ID já oferece avatares interativos gerados por inteligência artificial para treinamentos, marketing e vendas. A Simpleshow, por sua vez, evoluiu de uma agência de produção de vídeos para uma plataforma SaaS; em 2017, lançou a primeira ferramenta de texto-para-vídeo para clientes corporativos, recordou o CEO Karsten Boehrs.
A operação também adiciona mais de 1.500 clientes empresariais ao portfólio da D-ID, incluindo Adobe, Audi, Airbus, Microsoft, Bayer, HP, T-Mobile, McDonald’s, eBay e Deutsche Bank. Perry disse que a base adicional de clientes deverá impulsionar a receita e aproximar a companhia da lucratividade.
Nos próximos passos, a D-ID pretende desenvolver vídeos de treinamento interativos que permitam ao usuário interromper o avatar para fazer perguntas ou realizar testes. Entre os concorrentes no segmento de avatares digitais para empresas estão Sythesia, Soul Machine, além de soluções em desenvolvimento por Google e McKinsey.
A D-ID já levantou US$ 60 milhões em rodadas de investimento e afirmou ter financiamento assegurado para bancar a aquisição, sem revelar valores.
Com informações de TechCrunch
Palavras-chave: D-ID, Simpleshow, aquisição, avatares digitais, inteligência artificial, vídeos corporativos, startups, mercado B2B, treinamento, SaaS





