27 de setembro de 2025 – Pesquisadores do BetterUp Labs, em parceria com o Stanford Social Media Lab, apresentaram um novo conceito para descrever material profissional gerado por inteligência artificial que aparenta qualidade, mas carece de conteúdo relevante: “workslop”.
O termo foi detalhado em artigo publicado nesta semana na Harvard Business Review. Segundo os autores, “workslop” é qualquer texto, relatório ou apresentação produzidos por IA que não agregam valor real e acabam exigindo retrabalho de colegas ou superiores.
Os pesquisadores apontam que esse fenômeno pode ajudar a explicar por que 95% das organizações que já testaram ferramentas de IA relatam não ter obtido retorno sobre o investimento. Conteúdos incompletos, imprecisos ou fora de contexto aumentam a carga de trabalho das demais equipes, que precisam interpretar, corrigir ou refazer as entregas.
Um levantamento contínuo com 1.150 funcionários em tempo integral nos Estados Unidos indicou que 40% dos entrevistados receberam algum tipo de “workslop” no último mês.
Para evitar o problema, o estudo recomenda que líderes corporativos demonstrem uso responsável de IA, estabeleçam objetivos claros para a tecnologia e definam limites de utilização aceitáveis dentro das equipes.

Imagem: Getty
Palavras-chave: workslop, inteligência artificial, BetterUp Labs, Stanford Social Media Lab, produtividade, Harvard Business Review, qualidade do trabalho
Com informações de TechCrunch