O Museu Municipal Professor Flávio da Silva Oliveira, em Porto Ferreira (SP), abriu nesta semana a exposição “O Pastor”, da artista plástica e acadêmica Valéria Corrêa Porto. A mostra permanece em cartaz até 30 de setembro e apresenta retratos que utilizam rostos e figuras humanas para refletir sobre a passagem do tempo.
Segundo a artista, o tema foi escolhido pela carga simbólica. “O pastor é uma metáfora do tempo. Usei modelos que fazem parte da minha vida — minha filha criança e depois adulta, meus netos e até autorretratos. São registros que mostram como o tempo nos transforma”, explicou.
A iniciativa conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, mecanismo que viabilizou a produção pela segunda vez consecutiva. “Esse tipo de fomento é essencial para Porto Ferreira, pois traz público ao museu, promove oficinas, visitas guiadas e desperta o interesse de crianças e jovens pela arte”, ressaltou Valéria, que recentemente foi reeleita presidente da Academia Ferreirense de Educação, Artes, Letras e Ciências (AFEALC).
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Carlos Damas, destacou a importância de abrir espaço para artistas locais. “O museu é a casa dos artistas. Nossa missão é aproximar a população da cultura e fortalecer a economia criativa”, afirmou. Ele informou que interessados em expor podem procurar o museu ou a secretaria.

Imagem: Internet
O público pode visitar a exposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e aos domingos, das 9h às 13h. “Além da minha mostra, o museu guarda um acervo importante sobre a história de Porto Ferreira. Tragam as crianças; o primeiro contato com a arte começa na cidade onde vivem”, convidou a artista.
Com informações de Jornal do Porto





