Leonildo dos Santos Fulgieri, 54 anos, foi detido na madrugada desta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, após pular a grade que protege o Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a ação ocorreu por volta das 3h30.
De acordo com o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o homem ignorou a ordem para recuar e continuou em direção à rampa que leva ao segundo andar do prédio, sede de trabalho da Presidência da República. Diante da insistência, militares dispararam duas balas de borracha, que atingiram o quadril e a perna do invasor.
Após ser contido, Fulgieri foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, onde prestou depoimento. A motivação e o teor da declaração não foram divulgados.
Barreiras de proteção
Atualmente, pelo menos duas fileiras de gradis cercam o Palácio do Planalto. Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a retirada das grades instaladas dez anos antes, durante o governo Dilma Rousseff, mas as estruturas voltaram a ser montadas em 2025, em julho e novamente em setembro, diante de possíveis manifestações.
Antecedentes
Fulgieri possui outras ocorrências por tentar entrar em prédios públicos na Praça dos Três Poderes. Na última segunda-feira, 8 de setembro, ele tentou acessar o edifício-sede do Senado Federal durante o dia e afirmou aos vigilantes que iria “sentar no trono”, referência à cadeira da Presidência da Casa. Como foi barrado, deixou o local sem que o episódio fosse registrado oficialmente.

Imagem: Internet
O Palácio do Planalto fica na Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília, e abriga o gabinete do presidente da República.
Com informações de g1