Um acordo fechado nesta segunda-feira encerrou anos de disputa entre os herdeiros de Rupert Murdoch e definiu que Lachlan Murdoch, de 52 anos, ficará à frente do conglomerado de mídia que inclui Fox News, The Wall Street Journal e The New York Post quando o patriarca, hoje com 94 anos, não estiver mais à frente dos negócios.
Pelo acerto, Lachlan passa a comandar um novo truste que deterá as ações com direito a voto em Fox Corporation e News Corp. Seus irmãos mais velhos – Prudence MacLeod, Elisabeth Murdoch e James Murdoch – deixarão de ser beneficiários de qualquer estrutura que possua participação nas duas companhias.
Venda de ações e indenização bilionária
Os três irmãos considerados mais moderados politicamente devem vender, nos próximos meses, cerca de 14,2 milhões de ações da News Corp e 16,9 milhões de ações da Fox Corp. Segundo o jornal The New York Times, cada um deverá receber aproximadamente US$ 1,1 bilhão (cerca de €810 milhões) em dinheiro, montante que será depositado em um truste separado do controle acionário.
A negociação põe fim a todos os processos judiciais em torno do principal truste da família, travados de forma sigilosa em Nevada depois que Rupert Murdoch tentou alterar as regras de sucessão para concentrar o poder em Lachlan. Em dezembro de 2023, um tribunal em Reno havia considerado que Rupert e Lachlan agiram de “má-fé” ao tentar modificar o documento.
Efeitos sobre a linha editorial
Com a saída dos três irmãos da estrutura acionária, o viés conservador da Fox News e dos demais veículos deve permanecer inalterado. Analistas apontam Lachlan como o mais alinhado politicamente ao pai, enquanto James, Elisabeth e Prudence vinham defendendo mudanças na orientação editorial, sobretudo sobre temas como mudanças climáticas e a cobertura da eleição norte-americana de 2020.
Repercussões
O ex-editor do Sunday Times e fundador da Sky TV, Andrew Neil, classificou o resultado como uma “vitória cara” para Rupert Murdoch, afirmando que o magnata temia ver o filho superado em votações internas após sua morte. Já o professor Matthew Ricketson, da Universidade Deakin (Austrália), avaliou que a disputa “dilacerou” as relações familiares, ainda que o controle empresarial permaneça dentro da linhagem.

Imagem: Internet
Desde setembro de 2023, Lachlan já atua como presidente do conselho da News Corp, enquanto Rupert assumiu o título de chairman emérito tanto na Fox Corporation quanto na News Corp. Além dos quatro filhos mais velhos, as caçulas Chloe e Grace, do casamento com Wendi Deng, também constam como beneficiárias do novo truste, mas sem participação direta na gestão acionária.
Com o acordo homologado, todas as ações judiciais sobre a sucessão do império de mídia Murdoch estão encerradas.
Com informações de BBC News