Em entrevista à revista Esquire, Leonardo DiCaprio declarou que, entre todos os longas em que atuou, “O Aviador” é aquele que ele mais assiste e do qual mais se orgulha.
“Raramente reassisto meus filmes, mas, para ser sincero, tem um que assisto mais do que qualquer outro: O Aviador. Simplesmente porque ele marca um momento muito especial para mim”, afirmou o ator à publicação.
Participação decisiva no projeto
Dirigido por Martin Scorsese e lançado nos Estados Unidos em 2004 (no Brasil, em 11 de fevereiro de 2005), o filme conta a trajetória do bilionário Howard Hughes, que se aventurou em Hollywood como produtor e diretor enquanto criava sua própria companhia aérea e enfrentava transtornos obsessivo-compulsivos.
DiCaprio revelou que carregou durante dez anos um livro sobre Hughes e quase filmou a obra com o diretor Michael Mann. Um conflito de agenda, entretanto, o levou a apresentar o projeto a Scorsese. “Foi a primeira vez que, como ator, me senti tão implicitamente parte da produção, em vez de apenas contratado para interpretar um papel. Me senti responsável em um nível totalmente diferente”, explicou.
Elenco e desempenho
Além de DiCaprio no papel principal, o elenco reúne Cate Blanchett (Katharine Hepburn), Kate Beckinsale (Ava Gardner) e Jude Law (Errol Flynn). Com duração de 2h45, a produção teve orçamento estimado em US$ 110 milhões e arrecadou US$ 213,7 milhões ao redor do mundo.

Imagem: filmes e séries
Segundo DiCaprio, a experiência de colaboração intensa em “O Aviador” foi fundamental para seu desenvolvimento profissional e mantém o longa como sua obra mais significativa.
Com informações de AdoroCinema
palavras-chave: Leonardo DiCaprio, O Aviador, Martin Scorsese, Howard Hughes, Esquire, cinema, filme biográfico, Hollywood