O podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, debate nesta segunda-feira (8) as possíveis consequências para as Forças Armadas do julgamento do núcleo principal da suposta trama golpista, que será retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na terça-feira (9).
Entre os oito acusados que começam a ser julgados, seis pertencem às Forças Armadas. São eles os generais de quatro estrelas Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e Augusto Heleno, além do tenente-coronel Mauro Cid e do capitão reformado Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente da República.
De acordo com o repórter Fabio Victor, que colheu impressões de militares da ativa e da reserva, o clima nas Forças é de cautela incomum. Oficiais ouvidos reservadamente demonstraram preocupação de que comentários públicos possam influenciar o desfecho do julgamento, dividindo-se entre postura de resignação e críticas ao STF.
Após a análise do núcleo central, outros integrantes das Forças Armadas ainda irão a julgamento. No total, 22 militares são réus no processo, entre eles membros do grupo apelidado de “kids pretos”, apontado pela acusação como responsável por etapas que incluiriam o assassinato de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Lula.
O episódio traz detalhes sobre a situação jurídica dos réus fardados e discute potenciais impactos de condenações sobre diferentes patentes. A apresentação é das jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores; o roteiro conta com a colaboração de Daniel Castro; a produção é de Lucas Monteiro e Gustavo Luiz; e a edição de som, de Lucas Monteiro e Thomé Granemann.

Imagem: Internet
Publicado de segunda a sexta-feira nas primeiras horas do dia, o Café da Manhã está disponível gratuitamente no Spotify, parceiro da Folha em podcasts, música e vídeo.
Com informações de Folha de S.Paulo