A prefeita eleita de Herdecke, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, foi gravemente ferida em um ataque a faca na tarde desta quarta-feira (20). Iris Stalzer, 57 anos, integrante do Partido Social-Democrata (SPD), foi socorrida em estado crítico após ser atacada nas proximidades de sua residência.
A polícia local montou uma ampla operação na pequena cidade, situada na região do Ruhr, e informou que todas as hipóteses estão sendo investigadas, inclusive uma eventual motivação familiar. Até o momento, não houve prisões.
Segundo as autoridades, o chamado de emergência foi feito por volta do meio-dia (11h no horário de Brasília) pelos dois filhos adotivos da prefeita: uma adolescente de 17 anos e um jovem de 15. Ambos foram conduzidos para depoimento e procedimentos periciais; um repórter no local relatou ter visto um dos adolescentes entrar em uma viatura.
Fontes de segurança revelaram que, no verão deste ano, a polícia registrou um episódio de violência doméstica envolvendo a família.
O chanceler Friedrich Merz classificou o ataque como “ato hediondo” e manifestou preocupação com a vida da prefeita, desejando sua plena recuperação. O SPD divulgou nota em que afirma que correligionários estão “profundamente chocados”.

Imagem: Internet
Stalzer foi eleita em setembro para comandar Herdecke, município de aproximadamente 23 mil habitantes, e ainda aguardava a posse oficial.
Com informações de BBC News
palavras-chave: Iris Stalzer, Herdecke, ataque a faca, prefeita, Alemanha, SPD, Renânia do Norte-Vestfália, violência doméstica, polícia alemã, Friedrich Merz





