Rapper Fedez se desculpa por letra que menciona Jannik Sinner e Adolf Hitler

Date:

O rapper italiano Fedez pediu desculpas publicamente após divulgar em uma rede social trecho de uma música que afirma que o tenista Jannik Sinner fala com “sotaque de Adolf Hitler”. A polêmica, tornada pública na sexta-feira (19), levou um vereador de Bolzano a apresentar queixa ao Ministério Público por possível incitação ao ódio racial.

No story publicado no Instagram, o verso dizia em italiano: “A Itália tem um novo ídolo chamado Jannik Sinner. Italiano de sangue puro com sotaque de Adolf Hitler”. O termo “sangue puro” foi associado pelo vereador Giuseppe Martucci à propaganda fascista dos anos 1930.

Martucci, que atua na capital da província autônoma de Alto Ádige, protocolou a denúncia na quinta-feira (18) com base em artigo do Código Penal que pune atos de propaganda e incitamento ao ódio racial. “Não podemos permitir que figuras públicas normalizem linguagem que evoque racismo e ódio”, declarou o político.

Pedido de desculpas

Durante show em Milão, na sexta-feira, Fedez reconheceu o erro. “Quis usar um paradoxo sobre atletas nascidos e criados na Itália que nem sempre são considerados italianos pela cor da pele. Não funcionou e só posso pedir desculpas”, afirmou. “Se algo não foi entendido, a responsabilidade é de quem escreveu. Eu assumo.”

Contexto envolvendo Sinner

Com quatro títulos de Grand Slam conquistados nos últimos dois anos, Jannik Sinner ultrapassou os jogadores de futebol em popularidade no país. Neste mês, perdeu a final do US Open para o espanhol Carlos Alcaraz e, consequentemente, o posto de número 1 do ranking.

O tenista de 24 anos já enfrentou questionamentos sobre sua identidade nacional. Em setembro de 2023, foi criticado por não disputar a Copa Davis após uma série de torneios na América do Norte. A revista Sportweek estampou na capa a expressão “Caso Nazionale”. Quando conquistou o Aberto da Austrália em 2024, Sinner foi recebido como herói em Roma e fotografado ao lado da primeira-ministra Giorgia Meloni no Palácio Chigi.

Até o momento, o Ministério Público não informou se abrirá investigação formal sobre o caso envolvendo Fedez.

Palavras-chave: Fedez, Jannik Sinner, Adolf Hitler, racismo, Itália, denúncia, Bolzano, tênis, rap, polêmica

Com informações de ESPN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Aplicativo Lootlock quer impedir gastos infantis em jogos e será destaque no TechCrunch Disrupt 2025

O desenvolvedor de software e entusiasta de videogames Nick...

Uso de IA amplia superfície de ataques, diz diretor de tecnologia da Wiz

A proliferação de ferramentas de inteligência artificial (IA) está...

Deputado Mauro Benevides Filho é internado após sofrer AVC

O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE), de 66...

Suíços votam novamente sobre adoção de carteira de identidade eletrônica

Genebra, 9 jun (BBC) – Eleitores suíços participam neste...