Senado dos EUA aprova indicação de Stephen Miran para diretoria do Federal Reserve

Date:

O Senado dos Estados Unidos aprovou na segunda-feira (data local) a indicação de Stephen Miran, atual presidente do Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca, para o Conselho de Governadores do Federal Reserve. A confirmação ocorreu por margem apertada, 48 votos a 47.

Miran torna-se o primeiro integrante em exercício do governo a assumir assento no colegiado do banco central desde a reestruturação da instituição na década de 1930. Ele participará já nesta semana da reunião que poderá reduzir a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, passando a compor o grupo de 12 dirigentes com direito a voto.

Defensor das tarifas comerciais impostas pela administração Donald Trump, o economista sustenta que os tributos sobre importações não pressionarão a inflação e que medidas como restrições migratórias podem diminuir a demanda por moradia e, consequentemente, os preços.

A tramitação da indicação levou apenas algumas semanas, período bem inferior ao usual para novos diretores do Fed. Durante o debate, a senadora democrata Elizabeth Warren alertou que Miran poderia ser visto como “marionete” do governo, colocando em xeque a independência da autoridade monetária.

O presidente Donald Trump vem pressionando o Fed por cortes mais agressivos nos juros e tem criticado publicamente o presidente do banco central, Jerome Powell, a quem chamou de “cabeça-dura” e “atrasado”.

A votação ocorre enquanto a Casa Branca tenta destituir a governadora Lisa Cook, primeira mulher negra no cargo, sob alegações de fraude hipotecária. Cook nega as acusações e processa o governo para permanecer no posto. Na segunda-feira, um tribunal de apelações manteve decisão que impede, por ora, sua remoção.

Senado dos EUA aprova indicação de Stephen Miran para diretoria do Federal Reserve - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

O governo também conduz investigações de suposta fraude imobiliária contra o senador Adam Schiff e a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, ambos críticos declarados do presidente.

Palavras-chave: Stephen Miran, Reserva Federal, Donald Trump, Senado dos EUA, taxa de juros, Conselho de Governadores, Jerome Powell, Elizabeth Warren, Lisa Cook, política monetária

Com informações de BBC News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Startup Paid capta US$ 21,6 milhões para expandir modelo de cobrança por resultado em agentes de IA

Fundada por Manny Medina, criador da Outreach, a Paid...

Electronic Arts negocia venda de US$ 50 bilhões em meio a consolidação no setor de jogos

A Electronic Arts (EA), uma das maiores desenvolvedoras e...

Kodiak abre capital na Nasdaq, Gatik amplia frota autônoma no Canadá e Supernal troca comando

São Francisco (EUA) / Toronto (Canadá) / Seul (Coreia...