Quatro pessoas foram diagnosticadas com sepse depois de jantar no restaurante Coco & Carmen, no bairro Östermalm, em Estocolmo, onde autoridades de saúde investigam um possível surto de listeria.
Segundo o serviço de saúde regional, pelo menos 15 clientes receberam atendimento ou estão em observação em hospitais da capital sueca. A maioria não apresenta quadros graves e, até o momento, nenhum paciente precisou de terapia intensiva.
A investigação inicial envolvia frequentadores que estiveram no local entre 25 e 27 de setembro. O rastreamento foi ampliado para incluir visitas realizadas em 23 e 24 de setembro, informou a médica infectologista Maria Rotzén Östlund à emissora estatal SVT.
Rotzén Östlund recomendou que pessoas com sintomas persistentes — como febre, vômito ou diarreia — procurem um pronto-socorro para avaliação. Em nota, a autoridade de saúde alertou que “um grande número de pessoas pode ter sido infectado” e destacou que grávidas, idosos e imunossuprimidos correm maior risco de complicações.
De acordo com a SVT, 80 clientes registraram casos de intoxicação alimentar usando uma ferramenta de monitoramento da cidade entre sábado passado e a manhã de quinta-feira, e 400 pessoas foram contatadas para rastreamento.
O Coco & Carmen fechou temporariamente enquanto a origem da contaminação é investigada. Em comunicado, os proprietários afirmaram que o estabelecimento sempre passou por inspeções sanitárias e que está colaborando com as autoridades. A reabertura está prevista para 7 de outubro.

Imagem: Internet
“Só posso pedir desculpas sinceras, pois sofro junto com essas pessoas”, declarou à SVT o chef e coproprietário Joakim Almquist.
A bactéria Listeria monocytogenes é comum em solo, água e animais, e pode contaminar alimentos, especialmente quando armazenados por longos períodos em baixas temperaturas. Os sintomas costumam ser leves, semelhantes a uma gastroenterite, mas a infecção pode evoluir para meningite ou sepse. O período de incubação varia de alguns dias a três semanas.
Palavras-chave: listeria, sepse, restaurante, Estocolmo, Suécia, intoxicação alimentar, Coco & Carmen, surto, saúde pública, hospitalização
Com informações de BBC News





