A Tesla está modificando o projeto de suas maçanetas para reduzir o risco de passageiros ficarem presos dentro dos veículos. A informação foi confirmada pelo chefe de design da montadora, Franz von Holzhausen, em entrevista à Bloomberg nesta quarta-feira (17).
O anúncio ocorre um dia depois de a Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos Estados Unidos (NHTSA) abrir uma investigação sobre o dispositivo e uma semana após uma apuração da própria Bloomberg relatar vários casos em que ocupantes não conseguiram sair do carro após colisões.
De acordo com von Holzhausen, ainda não há data definida para a implementação do novo mecanismo. Ele adiantou, no entanto, que a empresa estuda integrar o acionamento eletrônico e o manual em um único botão, simplificando a operação em situações de emergência.
Atualmente, dois pontos são considerados críticos: as travas eletrônicas deixam de funcionar quando não recebem energia suficiente da bateria do veículo e as alças manuais, embora existentes, são de difícil localização. Na China, autoridades já pressionam montadoras a repensar o uso de maçanetas totalmente embutidas, mas ainda não houve decisão oficial.
A NHTSA abriu o inquérito após receber nove reclamações de proprietários da Tesla sobre falhas nas maçanetas; em quatro desses casos, os motoristas precisaram quebrar o vidro para acessar o interior do automóvel. O manual do usuário explica como conectar uma fonte externa de energia para destravar as portas, porém, segundo a agência, nenhum dos queixosos relatou ter visto alertas de bateria de baixa voltagem antes do problema.

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Com informações de TechCrunch