MIAMI GARDENS, Flórida – O quarterback do Miami Dolphins, Tua Tagovailoa, afirmou nesta quinta-feira (25) que “falar sobre jogar é bem mais fácil do que jogar”, ao responder a críticas de analistas e de Cam Newton, ex-MVP da NFL, a respeito de seu rendimento em campo e do contrato de quatro anos, avaliado em US$ 212,1 milhões, assinado no último verão norte-americano.
Na semana passada, após a derrota dos Dolphins por 31 a 21 para o Buffalo Bills, Newton comentou no programa “First Take”, da ESPN, que o salário de Tagovailoa supera o de nomes como Patrick Mahomes, Justin Herbert, Lamar Jackson e Jalen Hurts, argumentando que “mais dinheiro significa mais expectativa”. O ex-jogador disse ainda preferir a versão “quieta” do quarterback, vista nos tempos de Alabama.
Diante do questionamento sobre se recebe mais críticas pelo valor do contrato do que pelo futebol apresentado, Tagovailoa admitiu não estar jogando “nem perto” do que considera seu padrão, mas minimizou os comentários: “Qualquer um pode pegar um controle remoto e falar o que quiser. Quero ver alguém sair da rua e jogar de quarterback. Não acho que qualquer pessoa consiga”.
Em três partidas, Tagovailoa soma cinco passes para touchdown, número que o coloca empatado na sétima posição da liga, mas também acumula quatro interceptações, segunda maior marca da temporada. Seu rating é de 35,8 (29.º) e a média de 6,4 jardas aéreas por tentativa ocupa o 25.º lugar. A equipe iniciou 2025 com três derrotas consecutivas, algo que não ocorria desde 2019.
O técnico Mike McDaniel reconheceu que há espaço para evolução, porém elogiou a postura do atleta durante a sequência negativa: “Ser quarterback de franquia não é tarefa fácil. Ele se concentra em ficar 1-0 contra o New York Jets, e isso mostra do que é capaz”.

Imagem: Internet
Tagovailoa liderou a NFL em jardas lançadas em 2023, única temporada em que participou de todos os jogos. Em 2024, ficou fora de seis partidas por lesões e, agora, reforça que se proteger em campo é prioridade.
Palavras-chave: Tua Tagovailoa, Miami Dolphins, Cam Newton, NFL, contrato, críticas, Mike McDaniel, desempenho, estatísticas, temporada 2025
Com informações de ESPN