A Waymo obteve autorização do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV) para testar e operar seus veículos totalmente autônomos em áreas mais amplas do estado. A permissão estende a atuação da empresa para grande parte da região da baía de São Francisco e do sul da Califórnia.
Atualmente, a empresa já oferece serviço em San Francisco, Silicon Valley e Los Angeles, além de operar em Atlanta, Austin e Phoenix. Com o novo mapa divulgado pelo DMV, as operações poderão incluir praticamente todo o East Bay, o North Bay — abrangendo Napa e a região vinícola — e Sacramento. No sul da Califórnia, o território liberado vai de Santa Clarita, ao norte de Los Angeles, até San Diego.
Para transportar passageiros pagantes em parte dessas áreas, a empresa ainda precisará de autorizações adicionais, segundo o jornal San Francisco Chronicle.
Em publicação nas redes sociais, a Waymo informou que pretende começar a receber usuários em San Diego a partir de meados de 2026. A empresa já havia anunciado planos de expansão para essa cidade e para outras 11 localidades norte-americanas, incluindo Dallas, Denver, Detroit, Houston, Las Vegas, Miami, Nashville, Orlando, San Antonio, Seattle e Washington, D.C.
Nos últimos meses, a empresa também divulgou novas operações em Minneapolis, Nova Orleans e Tampa, a retirada de motoristas de segurança antes do lançamento comercial em Miami e a oferta de viagens utilizando rodovias em Los Angeles, San Francisco e Phoenix.

Imagem: Internet
Palavras-chave: Waymo, robotáxi, Califórnia, DMV, expansão, autônomo, San Diego, Bay Area, Los Angeles, Sacramento
Com informações de TechCrunch





